Filhos na Separação do Casal

Ao se separar, o casal tem de buscar toda a maturidade possível para encaminhar bem a reação dos filhos à nova fase que se inicia.

GUARDA COMPARTILHADA

Na guarda compartilhada ou conjunta dos filhos, o casal divide as responsabilidades, decidindo juntos todas as questões que envolvem os filhos, respondendo igualmente e participando de forma conjunta na vida e do desenvolvimento dos filhos.

A guarda material ou física do filho pode ficar a cargo de um dos pais, mas os direitos e deveres do poder familiar são sempre de ambos. Quem não tem a guarda física também participa da educação, formação e de todas as questões relacionadas ã criação dos filhos.

Diferentemente da guarda a cargo de um dos pais, a guarda compartilhada tem algumas vantagens, evitando principalmente as idas e vindas das crianças que podem gerar instabilidade emocional e psíquica.

Ao tomar a decisão pela guarda compartilhada, deve existir uma maturidade daqueles que já formaram um casal, uma família e atualmente tenham uma ótima relação de amizade e respeito.